terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Estação russa UVB-76 volta à tona após ataques de rádios piratas

Nas últimas semanas, entrou em evidência novamente a estação russa UVB-76, uma das mais misteriosas do mundo e que opera em 4625 kHz. A estação tem sido alvo de interferências e ataques de rádios piratas, que passaram a exibir músicas e imagens em cima da frequência da UVB. Até a música-meme "Never Gonna Give You Up", de Rick Astley, chegou a ser tocada na frequência.

Aparentemente operada pelo exército russo, a UVB-76 foi ouvida pela primeira vez nos anos 1980, e desde então tem sido alvo de discussão entre radioescutas e teóricos da conspiração. Até hoje seu propósito não foi especificado; o que se sabe é que, periodicamente, a rádio emite mensagens cifradas, na forma de nomes aleatórios, além de um toque constante similar a uma buzina (o que rendeu o apelido de The Buzzer). Desde então, a UVB alcançou um status cult, chegando até a ser referenciada em jogos como Call of Duty.

Internautas apontam que o surgimento das rádios piratas em cima da UVB-76 pode ter ligação com as tensões entre Rússia e Ucrânia, que estão sendo estimuladas por países como os EUA. Na transmissão ao vivo do sinal da estação russa no YouTube, alguns dos responsáveis por essas rádios piratas comentam frequentemente no chat, enquanto jogam sons de sirene e mensagens de baixo calão no ar.

A mais conhecida entre essas piratas é a "Rádio Aboba", que toca músicas techno 24 horas por dia. Embora muitos tratem a UVB-76 como um meme de internet ou algo ligado ao fim do mundo, fato é que toda essa exposição ajuda a divulgar o hobby da radioescuta para as novas gerações. Quiçá não tenhamos uma safra de novos dexistas em breve, vindos deste episódio?