quarta-feira, 22 de abril de 2020

Ao Pé da Antena #1 - Maria Isabela Guedes

Iniciamos hoje uma nova etapa neste blog - uma seção que resolvi intitular "Ao Pé da Antena", onde pessoas que amam rádio deixam suas impressões e opiniões sobre este meio. Para abrir os trabalhos, convidamos a jornalista Maria Isabela Guedes, uma apaixonada por rádio esportivo e que mantém dois blogs sobre este assunto - um deles, o "Rádio Esportiva Carioca", me chamou a atenção pelo rico conteúdo de suas postagens, abrangendo desde recortes de jornais dos anos 1940 a gravações raríssimas de programas da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, dentre outras tantas emissoras. Isabela nos conta como surgiu o blog e dá suas impressões sobre a crônica esportiva no Rio. Acompanhemos a entrevista, feita em dezembro de 2019.

Isabela - Olá, amigos da Enciclopédia do Rádio, me chamo Isabela Guedes, jornalista e blogueira do Rádio Esportiva Carioca, tudo bem?

EDR - Hehe, tudo bem. Isabela, conte-nos de onde surgiu a inspiração para criar o blog Rádio Esportiva Carioca.

Isabela - Bem, tudo começou em 2008 quando eu ainda era estudante nas Faculdades Integradas Hélio Alonso, e como eu sempre gostei da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, tinha na época - ou tem ainda - o Era Uma Vez no Futebol sempre aos domingos, com a apresentação de Mário Silva, que é um grande radialista esportivo daqui. Tudo começou a partir daí, porque a Rádio Nacional de 2006 até o início de 2009, não teve transmissão esportiva. E como eu sou fã de carteirinha da Rádio Nacional, eu quis fazer esse blog e comecei a coletar informações de livros sobre a Rádio Nacional, como também sobre rádio como um todo e fui mantendo aos poucos, aliado a teoria que é a faculdade, aliada aos livros... E sempre quando tem uma referência, uma diferença, sempre coloco quem é que tá publicando para não tem plágio. E com isso há muitos anos que eu tento fazer isso - agora eu assumo que está meio abandonado. Eu tô fazendo outras atividades como vendedora e assessoria, e isso também me ocupa tempo... Com isso, eu perdi um pouco assim desse tato que é o rádio, mas eu sempre gostei.

EDR - Pois é, você falou da questão das transmissões de futebol, uma coisa que eu noto é que a crônica esportiva vem se findando, já não é mais a mesma de antes... Quais nomes do jornalismo esportivo você acha que se destacam hoje ou podem vir a se destacar futuramente?

Isabela - Com relação ao rádio atual, infelizmente eu vejo pouca mudança, principalmente aqui nas rádios do Rio de Janeiro, onde eu moro. Porque aquele rádio antigo de AM tá acabando, literalmente. E a FM tá muito na transmissora do AM, então com isso o que a gente tem aqui no Rio é o José Carlos Araújo, com os comentários de Washington Rodrigues - uma equipe valorosa, que eu amo demais... Além da Rádio Nacional, que voltou, tem a Rádio Brasil (940 AM) que tem um programa na hora do almoço chamado Momento Esportivo, é uma equipe azeitada, formada por Maurício Moreira, Marcelo Figueiredo, André Gonçalves e os repórteres, como Gerson Júnior, Gustavo Adolfo... Enfim, é isso.

EDR - Qual sua expectativa para o rádio esportivo nesse ano de 2020?

Isabela - Infelizmente, o rádio pra 2020 não aparenta muita mudança. Mesmo se mantendo como resistência, digamos assim, como raiz, ainda para mim é muito complexo ver como uma mudança estrutural. No topo ainda tá o Zé Carlos Araújo, felizmente com seus 80 anos firme e forte.
É isso aí, galera, qualquer coisa acesse meu blog, o Rádio Esportiva Carioca, ou senão no blog mais antigo, blog do Rádio Carioca 2008, tá bom? Um abraço, feliz 2020, muita saúde e paz. 


E se você quiser conhecer mais do trabalho da Isabela, deixo aqui os links dos blogs que ela administra. Pra quem é apaixonado por rádio esportivo ou quer relembrar os grandes narradores do passado, é uma boa dica de leitura. Os links vão abaixo:
https://radioesportivacarioca.wordpress.com/ - Rádio Esportiva Carioca
http://blogdoradiocarioca.blogspot.com/ - Blog do Rádio Carioca
Deixo também um texto feito por ela e apresentado durante a Intercom de João Pessoa - PB em 2014, sobre o radialista e locutor esportivo Oduvaldo Cozzi:

E deixo aqui meu agradecimento a ela por autorizar a postagem no canal da Enciclopédia no YouTube de algumas das gravações presentes em seus blogs.
Então é isso, amigos. Até a próxima!

Ian José Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário