segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Material de divulgação da KBS World Radio

Nesta segunda-feira,30,recebi em minha casa um envelope da KBS World Radio,da Coreia do Sul,com alguns materiais de divulgação da emissora e uma carta,informando o meu registro como ouvinte daquela estação.O envelope chegou 28 dias após eu ter enviado meu endereço por e-mail para a emissora.
Vieram no envelope:um adesivo,dois formulários de informes de recepção para envio por Correios,uma tabela com a grade de programação da KBS em todos seus idiomas de atuação, um cartão QSL em branco(ainda não enviei nenhum relatório de escuta pra lá) e uma carta,agradecendo meu apoio à emissora e informando meu número de ouvinte, com o qual eu sou identificado pela direção da KBS.
Breve estarei recebendo outros envelopes de emissoras de ondas curtas e estarei mostrando eles a vocês aqui no blog.

73's a todos,
Ian José Silva
PS8023SWL
Fronteiras - Piauí - Brasil

Mistérios Do Rádio: A The Lincolnshire Poacher

As estações numerais são emissoras de rádio que operam em ondas curtas. Elas transmitem insólitas e incompreensíveis listas de números, seja através de voz ou através de Código Morse.As vozes,que são geralmente femininas, são criadas por síntese de voz,por meio de computadores, e podem ser transmitidas em uma ampla variedade de idiomas.
Hoje,vamos falar de outra estação numeral,a The Lincolnshire Poacher. Ela não está mais no ar,mas ainda intriga muitas pessoas mundo afora.

"The Lincolnshire Poacher" foi uma poderosa estação numérica de ondas curtas que transmitia desde a ilha de Chipre, desde meados de 1970 até junho de 2008.O nome dela se deve ao fato de,em suas transmissões, usar o compasso da canção popular inglesa "The Lincolnshire Poacher" como um sinal de intervalo.

Acredita-se que a The Lincolnshire Poacher era operada pelo MI6(Serviço Secreto britânico), e que seu sinal era emitido da ilha de Chipre. Por meio de triangulação de sinal,a base da RAF (Força Aérea Real)em Akrotiri,no Chipre, foi apontada como sendo a sede da estação,onde haviam várias antenas HRS,identificadas como as que transmitiam os códigos.

Suas transmissões consistiam em uma voz feminina,sintetizada e com sotaque inglês, que lia grupos de cinco números. O último número de cada grupo sempre era lido com uma entonação mais forte.A principal suspeita é que a estação era usada para comunicar-se com espiões operando em outros países, com as mensagens a serem decifradas usando um one-time pad (cifra de uso único).

No início, uma voz masculina ditava as mensagens, diretamente do Centro de Comunicações do Governo de Sua Majestade,em Gawcott,na Inglaterra.
As transmissões sempre começavam com um trecho da canção The Lincolnshire Poacher, seguida de um pequeno grupo de cinco números que seria como o cabeçalho da mensagem. Depois,seis tons sonoros semelhantes a sinos eram acionados, para que então, os 200 grupos de mensagens fossem lidos.

As transmissões da The Lincolnshire Poacher duravam,em média, 45 minutos, e ocorriam sempre em três frequências diferentes, pois eram comuns as tentativas de jamming na estação. O jamming nada mais é do que a provocação (proposital)de interferência no sinal de uma estação por meio de máquinas que provocam forte ruído. Há rumores de que o Irã seria o principal responsável por provocar tal interferência.
A última transmissão da The Lincolnshire Poacher foi registrada em 2 de julho de 2008(e,provavelmente, em 3 de julho).Outra estação, a E03a(considerada irmã da Lincolnshire) encerrou suas transmissões um ano depois,em 2009.

Algumas curiosidades sobre a The Lincolnshire Poacher

Alguns áudios da Lincolnshire Poacher já foram exibidos na BBC Radio 1,quando amostras de gravações da estação foram levadas ao ar.

No projeto original,as transmissões da The Lincolnshire Poacher deveriam partir do Egito,porém houve uma mudança e a base de transmissão da estação foi instalada na ilha de Chipre.

A The Lincolnshire Poacher transmitia 12 vezes por dia,em 18 mensagens a cada mês. Existiam dois conjuntos de mensagens a cada mês: o primeiro para as duas primeiras semanas do mês e o segundo para o restante dos dias.

Essa é a Lincolnshire Poacher. Uma estação que hoje não está mais no ar,mas que ainda desperta curiosidade em muitas pessoas ao redor do mundo.Ela faz parte dos mistérios do rádio.

Link para o vídeo do nosso canal sobre a The Lincolnshire Poacher, com uma gravação da estação no ar:

Roteiro, pesquisa e edição: Ian José Silva

Fontes de pesquisa:
Wikipedia
priyom.org

73's a todos,
Ian José Silva
PS8023SWL
Fronteiras - Piauí - Brasil

Mistérios Do Rádio: A UVB-76

As estações numerais são emissoras de rádio que operam em ondas curtas. Elas transmitem insólitas e incompreensíveis listas de números, seja através de voz ou através de Código Morse.As vozes,que são geralmente femininas, são criadas por síntese de voz,por meio de computadores, e podem ser transmitidas em uma ampla variedade de idiomas.
Hoje vamos falar sobre a UVB-76, uma estação numeral localizada na Rússia, e que é considerada por muitos a estação mais misteriosa do mundo.

A UVB-76 é uma estação de rádio de ondas curtas, localizada na Rússia, e que transmite na frequência de 4625 KHz.Conhecida como "The Buzzer", ou " A Buzina ",entre os dexistas, ela transmite um pequeno e monótono sinal,semelhante a uma buzina, 24 horas por dia. A primeira vez que a estação foi registrada foi no ano de 1982,e,de vez em quando, a buzina é interrompida por uma transmissão codificada em idioma russo.

Até 2010,foram registradas três interrupções na buzina da UVB-76 para transmissão de mensagens codificadas:uma no ano de 1997,outra em 2002 e outra ainda no ano de 2006.No dia 5 de junho de 2010,a estação permaneceu 24 horas fora do ar,retornando com suas atividades no dia 6 de junho. No dia 10 de junho daquele ano,uma série de códigos em Morse foi transmitida durante quatro minutos. Porém, no segundo semestre de 2010,a UVB-76 entrou em uma fase incomum de atividades.

Em 1° de setembro daquele ano,pôde ser ouvido um pequeno trecho da música do balé " O Lago dos Cisnes",de Tchaikovsky(que sempre tocava na rádio Voz da Rússia, olha a coincidência!), seguido de uma transmissão em Morse.Em 7 de setembro, uma voz feminina leu uma mensagem em código. Esta foi a primeira de 81 mensagens cifradas transmitidas até dezembro de 2010.
Em 11 de novembro, uma conversa telefônica foi transmitida acidentalmente pela estação. Uma voz feminina parecia conversar com um oficial superior. O seguinte trecho faz parte da transmissão: "oficial de serviço no comando do nó de comunicação Debut,código Uspenskaya,recebi a ligação de controle de Nadezhda OK."

Frequentemente, conversas distantes e ruídos de fundo são ouvidos enquanto a buzina está no ar.Isto significa que a transmissão é feita ao vivo por meio de um microfone ligado 24 horas ou que um microfone foi ligado acidentalmente. No dia 24 de janeiro de 2013,pela primeira vez em mais de 30 anos,a UVB-76 transmitiu uma ordem.Em russo,foi dito:"Comando 135 iniciado ".

A partir de 2010,a UVB-76 mudou seu indicativo com que começava as transmissões cifradas para:Mikhail Dmitri Zhenya Boris,o que sugere que a estação foi rebatizada de UVB-76 para MDZhB.

Como vocês já devem ter percebido, a história da UVB-76 pode ser dividida em duas eras:antes e após 2010.Antes,a estação se localizava na cidade de Povarovo,em um complexo militar russo.Os poucos moradores de lá afirmaram em entrevistas que,por uma noite,uma névoa densa encobriu todo o complexo militar e depois,quando o nevoeiro sumiu,tudo havia sido destruído e ninguém estava mais lá. Esse fato pode ter relação com a mudança de indicativo da UVB-76. Nas ruínas do complexo, foi encontrado um caderno com todo o histórico de mensagens transmitidas pela estação.

Por meio da triangulação de sinal,dois locais diferentes foram apontados como sendo a nova base de transmissão da UVB-76. Um fica nos arredores de Pskov,cidade russa próxima à fronteira com a Estônia. Outro é a aldeia russa de Kirsino que,pasmem,tem apenas 39 habitantes!

O site http://uvb-76.net ,mantido pelo esloveno Andrus Aaslaid,retransmite o sinal da misteriosa estação. É uma opção para os que não tem aparelho de rádio e querem saber como funciona a UVB-76 através da internet.

Até hoje,o Exército russo nunca admitiu a existência da UVB-76. Porém, o mais especulado é que ela seja utilizada como uma ferramenta de enviar mensagens aos espiões russos no exterior. Outros,porém, afirmam que a estação não serve para nada e só está lá para ocupar o tempo das pessoas.Apesar disso,informações apontam que o sinal da UVB-76 partia da cidade de São Petersburgo, para Povarovo,onde era retransmitido.

Desde a década de 80 do século 20,quando os receptores passaram a contar com banda corrida,ou seja,passaram a abranger todas as faixas entre 2 e 30 MHz,muitos dexistas passaram a explorar as bandas de uso utilitário, como rádio-farois e frequências de aeroportos. Muitos se surpreenderam ao encontrar um grande número de estações numerais, como a UVB-76.

A pergunta que muitos fazem quando o assunto é a UVB-76 é: mesmo com o fim da União Soviética e a aproximação da Rússia de países antes considerados inimigos, como os EUA,por que a UVB-76 continua no ar?E por que na onda curta,que é uma forma tão vulnerável de comunicação? Hoje,existem meios mais seguros e tecnológicos de enviar e receber mensagens de forma criptografada,então por que prosseguir na onda curta?

Aqui no Brasil,ela já foi sintonizada algumas vezes.Uma delas ocorreu em Lagoa de Dentro, Paraíba, pelo dexista Leonaldo Ferreira. O link para assistir o vídeo de Leonaldo captando a UVB-76 é este:

Essa é a UVB-76. Ninguém sabe ao certo pra que ela serve e para quem ela transmite, mas todos têm uma certeza:ela faz parte dos mistérios do rádio.

Link para assistir o vídeo do nosso canal sobre a UVB-76, com fotos da antiga base da estação em Povarovo:

Fontes de pesquisa:
Wikipedia
Mega Curioso
assombrado.com.br

Roteiro e edição: Ian José Silva

73's a todos,
Ian José Silva
PS8023SWL
Fronteiras - Piauí - Brasil

domingo, 22 de janeiro de 2017

DX Clube "RB-KCHET Diexismo y Amistad"

O DX Clube "RB-KCHET Diexismo y Amistad" foi fundado em dezembro de 2011, em Fomento - Cuba, pelo dexista Yasmany Machado McCarthy. Tem como objetivos promover a união e a amizade entre seus membros e a valorização do dexismo, e agrupa membros de vários países.
Aqui no Brasil, só há três integrantes no clube: este que vos escreve, um de Natal - RN e outro de Salvador - BA. Por isso estou aqui divulgando este clube, justamente para agrupar mais pessoas a nossa instituição. A inscrição é grátis e não é necessário pagar nada: nosso clube foi fundado não com fins de obter lucro, mas sim de promover o hobby do dexismo e da radioescuta e a amizade e companheirismo entre seus membros.
Se você se interessou e quer se filiar ao nosso clube,envie um email a:
dx.machado@nauta.cu .Você receberá o formulário de inscrição. Não se esqueça de preencher tudo corretamente.
Ou se preferir, envie uma carta a:
Yasmany Machado McCarthy
P.O.Box 4521
Fomento - Sancti Spiritus - Cuba
Código Postal 62500
Ajude nosso clube a crescer cada vez mais.

73's a todos,
Ian José Silva
PS8023SWL

domingo, 15 de janeiro de 2017

Crise na Super Rádio Tupi do Rio

Nesta semana que passou,nós da Lista Rádioescutas do DX Clube do Brasil recebemos um email do amigo Paulo Roberto Peres Michelon,retratando a difícil situação por que passam os empregados da Super Rádio Tupi,do Rio de Janeiro.
Segundo Michelon,foi montada uma página no Facebook por radialistas e funcionários da rádio, chamada "Volta Tupi". Na tarde de 12 de janeiro, foi realizada uma manifestação em frente à sede do Ministério Público, no centro do Rio de Janeiro. Nela estavam jornalistas, comunicadores e funcionários da Tupi,que pediam o pagamento imediato dos 18 meses de salários atrasados pelos Diários Associados.Porém, tal ação tornou-se mais incerta quando, no dia 5,os Diários anunciaram a venda da Super Rádio Tupi ao empresário Paulo Masci Abreu.Não foram divulgados detalhes da transação, nem se os salários dos funcionários da Tupi serão pagos ou se eles continuarão em seus empregos.
Segundo o Portal Comunique-se, Masci estaria organizando uma cadeia de emissoras no Rio e em São Paulo,o que englobaria a recém-adquirida Super Tupi e a rebatizaria de Rede de Rádios da Cidade.
Lembrando que a Super Tupi é o último resquício vivo do império de Assis Chateaubriand, pioneiro da televisão e magnata do jornalismo impresso.
Desde 2015,os Diários Associados vinham enfrentando problemas financeiros, o que resultou em atraso de salários por 1 ano e meio. Em 24 de dezembro, em reunião com o sindicato da categoria, os funcionários da Tupi declararam greve e praticamente abandonaram a emissora, que agora só transmite playlists de músicas e alguns poucos comerciais.
A Tupi marcou história por suas transmissões esportivas e jornalísticas, sempre com estilo próprio e carismático, tornando-se parte da vida de muitas pessoas, tanto no Rio quanto fora dele.
Tive a oportunidade de sintonizar a Tupi em AM algumas vezes aqui em Fronteiras, sempre quando passavam as transmissões do futebol carioca.
Vamos ver o desenrolar dos acontecimentos para ver se os funcionários da Tupi serão pagos ou se ficarão na mesma situação dos empregados da antiga Tv Manchete,que até hoje não viram a cor do dinheiro a que eles têm direito.

73's a todos,
Ian José Silva
PS8023SWL
Fronteiras - Piauí - Brasil

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Prefixo - Rádio Sociedade da Bahia

https://youtu.be/rQEtWEl9r4o

Ian José Silva Channel

Em 2 de janeiro,comecei a postar vídeos em minha conta no YouTube.
Assim nasceu o Ian José Silva Channel. A principal missão deste canal é levar conteúdos do rádio nordestino para aquela rede,já que no YouTube você não encontra quase nada do rádio nordestino fora dos grandes centros.
Uma coisa que me interessou desde o início do meu hobby como dexista é a forma como as emissoras de rádio se identificam.Desde a década de 30,as rádios brasileiras são obrigadas por lei a informar seu prefixo(sigla de registro na rádio perante o governo) durante sua programação. Muitas atualmente não o fazem,mas as que fazem são muito criativas.Algumas emissoras fazem prefixos cantados;outras usam vozes cavernosas ou músicas de impacto como pano de fundo para seus prefixos.
No intuito de registrar esta faceta singular do rádio brasileiro, comecei a gravar prefixos de emissoras de todo o País, com destaque, claro,para o Nordeste. Meu canal também trata de outros assuntos relativos ao rádio, como jingles,trilhas de programas, curiosidades...
Você que se interessa por rádio e quer ouvir gravações inéditas de emissoras do mundo todo(também abordamos SW em meu canal!),vá em seu buscador e digite:Ian José Silva Channel.
Estou aguardando sua visita!

73's a todos,
Ian José Silva
PS8023SWL
Fronteiras - Piauí - Brasil

Primeira postagem do nosso blog!

Olá, amigos do rádio!
É com muito prazer que abrimos os trabalhos do blog O Jovem Dexista,idealizado e criado por mim,Ian José Silva.
Aqui você verá sempre informações quentes do rádio brasileiro e mundial,bem como as postagens do meu canal no YouTube, o Ian José Silva Channel.
Sou radioescuta desde 2012 e dexista desde agosto de 2016.Conto com a ajuda de vocês para fazer nosso blog crescer ainda mais.

73's a todos,
Ian José Silva
PS8023SWL
Fronteiras - Piauí - Brasil