segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Mistérios Do Rádio: A UVB-76

As estações numerais são emissoras de rádio que operam em ondas curtas. Elas transmitem insólitas e incompreensíveis listas de números, seja através de voz ou através de Código Morse.As vozes,que são geralmente femininas, são criadas por síntese de voz,por meio de computadores, e podem ser transmitidas em uma ampla variedade de idiomas.
Hoje vamos falar sobre a UVB-76, uma estação numeral localizada na Rússia, e que é considerada por muitos a estação mais misteriosa do mundo.

A UVB-76 é uma estação de rádio de ondas curtas, localizada na Rússia, e que transmite na frequência de 4625 KHz.Conhecida como "The Buzzer", ou " A Buzina ",entre os dexistas, ela transmite um pequeno e monótono sinal,semelhante a uma buzina, 24 horas por dia. A primeira vez que a estação foi registrada foi no ano de 1982,e,de vez em quando, a buzina é interrompida por uma transmissão codificada em idioma russo.

Até 2010,foram registradas três interrupções na buzina da UVB-76 para transmissão de mensagens codificadas:uma no ano de 1997,outra em 2002 e outra ainda no ano de 2006.No dia 5 de junho de 2010,a estação permaneceu 24 horas fora do ar,retornando com suas atividades no dia 6 de junho. No dia 10 de junho daquele ano,uma série de códigos em Morse foi transmitida durante quatro minutos. Porém, no segundo semestre de 2010,a UVB-76 entrou em uma fase incomum de atividades.

Em 1° de setembro daquele ano,pôde ser ouvido um pequeno trecho da música do balé " O Lago dos Cisnes",de Tchaikovsky(que sempre tocava na rádio Voz da Rússia, olha a coincidência!), seguido de uma transmissão em Morse.Em 7 de setembro, uma voz feminina leu uma mensagem em código. Esta foi a primeira de 81 mensagens cifradas transmitidas até dezembro de 2010.
Em 11 de novembro, uma conversa telefônica foi transmitida acidentalmente pela estação. Uma voz feminina parecia conversar com um oficial superior. O seguinte trecho faz parte da transmissão: "oficial de serviço no comando do nó de comunicação Debut,código Uspenskaya,recebi a ligação de controle de Nadezhda OK."

Frequentemente, conversas distantes e ruídos de fundo são ouvidos enquanto a buzina está no ar.Isto significa que a transmissão é feita ao vivo por meio de um microfone ligado 24 horas ou que um microfone foi ligado acidentalmente. No dia 24 de janeiro de 2013,pela primeira vez em mais de 30 anos,a UVB-76 transmitiu uma ordem.Em russo,foi dito:"Comando 135 iniciado ".

A partir de 2010,a UVB-76 mudou seu indicativo com que começava as transmissões cifradas para:Mikhail Dmitri Zhenya Boris,o que sugere que a estação foi rebatizada de UVB-76 para MDZhB.

Como vocês já devem ter percebido, a história da UVB-76 pode ser dividida em duas eras:antes e após 2010.Antes,a estação se localizava na cidade de Povarovo,em um complexo militar russo.Os poucos moradores de lá afirmaram em entrevistas que,por uma noite,uma névoa densa encobriu todo o complexo militar e depois,quando o nevoeiro sumiu,tudo havia sido destruído e ninguém estava mais lá. Esse fato pode ter relação com a mudança de indicativo da UVB-76. Nas ruínas do complexo, foi encontrado um caderno com todo o histórico de mensagens transmitidas pela estação.

Por meio da triangulação de sinal,dois locais diferentes foram apontados como sendo a nova base de transmissão da UVB-76. Um fica nos arredores de Pskov,cidade russa próxima à fronteira com a Estônia. Outro é a aldeia russa de Kirsino que,pasmem,tem apenas 39 habitantes!

O site http://uvb-76.net ,mantido pelo esloveno Andrus Aaslaid,retransmite o sinal da misteriosa estação. É uma opção para os que não tem aparelho de rádio e querem saber como funciona a UVB-76 através da internet.

Até hoje,o Exército russo nunca admitiu a existência da UVB-76. Porém, o mais especulado é que ela seja utilizada como uma ferramenta de enviar mensagens aos espiões russos no exterior. Outros,porém, afirmam que a estação não serve para nada e só está lá para ocupar o tempo das pessoas.Apesar disso,informações apontam que o sinal da UVB-76 partia da cidade de São Petersburgo, para Povarovo,onde era retransmitido.

Desde a década de 80 do século 20,quando os receptores passaram a contar com banda corrida,ou seja,passaram a abranger todas as faixas entre 2 e 30 MHz,muitos dexistas passaram a explorar as bandas de uso utilitário, como rádio-farois e frequências de aeroportos. Muitos se surpreenderam ao encontrar um grande número de estações numerais, como a UVB-76.

A pergunta que muitos fazem quando o assunto é a UVB-76 é: mesmo com o fim da União Soviética e a aproximação da Rússia de países antes considerados inimigos, como os EUA,por que a UVB-76 continua no ar?E por que na onda curta,que é uma forma tão vulnerável de comunicação? Hoje,existem meios mais seguros e tecnológicos de enviar e receber mensagens de forma criptografada,então por que prosseguir na onda curta?

Aqui no Brasil,ela já foi sintonizada algumas vezes.Uma delas ocorreu em Lagoa de Dentro, Paraíba, pelo dexista Leonaldo Ferreira. O link para assistir o vídeo de Leonaldo captando a UVB-76 é este:

Essa é a UVB-76. Ninguém sabe ao certo pra que ela serve e para quem ela transmite, mas todos têm uma certeza:ela faz parte dos mistérios do rádio.

Link para assistir o vídeo do nosso canal sobre a UVB-76, com fotos da antiga base da estação em Povarovo:

Fontes de pesquisa:
Wikipedia
Mega Curioso
assombrado.com.br

Roteiro e edição: Ian José Silva

73's a todos,
Ian José Silva
PS8023SWL
Fronteiras - Piauí - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário