domingo, 15 de janeiro de 2017

Crise na Super Rádio Tupi do Rio

Nesta semana que passou,nós da Lista Rádioescutas do DX Clube do Brasil recebemos um email do amigo Paulo Roberto Peres Michelon,retratando a difícil situação por que passam os empregados da Super Rádio Tupi,do Rio de Janeiro.
Segundo Michelon,foi montada uma página no Facebook por radialistas e funcionários da rádio, chamada "Volta Tupi". Na tarde de 12 de janeiro, foi realizada uma manifestação em frente à sede do Ministério Público, no centro do Rio de Janeiro. Nela estavam jornalistas, comunicadores e funcionários da Tupi,que pediam o pagamento imediato dos 18 meses de salários atrasados pelos Diários Associados.Porém, tal ação tornou-se mais incerta quando, no dia 5,os Diários anunciaram a venda da Super Rádio Tupi ao empresário Paulo Masci Abreu.Não foram divulgados detalhes da transação, nem se os salários dos funcionários da Tupi serão pagos ou se eles continuarão em seus empregos.
Segundo o Portal Comunique-se, Masci estaria organizando uma cadeia de emissoras no Rio e em São Paulo,o que englobaria a recém-adquirida Super Tupi e a rebatizaria de Rede de Rádios da Cidade.
Lembrando que a Super Tupi é o último resquício vivo do império de Assis Chateaubriand, pioneiro da televisão e magnata do jornalismo impresso.
Desde 2015,os Diários Associados vinham enfrentando problemas financeiros, o que resultou em atraso de salários por 1 ano e meio. Em 24 de dezembro, em reunião com o sindicato da categoria, os funcionários da Tupi declararam greve e praticamente abandonaram a emissora, que agora só transmite playlists de músicas e alguns poucos comerciais.
A Tupi marcou história por suas transmissões esportivas e jornalísticas, sempre com estilo próprio e carismático, tornando-se parte da vida de muitas pessoas, tanto no Rio quanto fora dele.
Tive a oportunidade de sintonizar a Tupi em AM algumas vezes aqui em Fronteiras, sempre quando passavam as transmissões do futebol carioca.
Vamos ver o desenrolar dos acontecimentos para ver se os funcionários da Tupi serão pagos ou se ficarão na mesma situação dos empregados da antiga Tv Manchete,que até hoje não viram a cor do dinheiro a que eles têm direito.

73's a todos,
Ian José Silva
PS8023SWL
Fronteiras - Piauí - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário