segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Mistérios Do Rádio: A The Lincolnshire Poacher

As estações numerais são emissoras de rádio que operam em ondas curtas. Elas transmitem insólitas e incompreensíveis listas de números, seja através de voz ou através de Código Morse.As vozes,que são geralmente femininas, são criadas por síntese de voz,por meio de computadores, e podem ser transmitidas em uma ampla variedade de idiomas.
Hoje,vamos falar de outra estação numeral,a The Lincolnshire Poacher. Ela não está mais no ar,mas ainda intriga muitas pessoas mundo afora.

"The Lincolnshire Poacher" foi uma poderosa estação numérica de ondas curtas que transmitia desde a ilha de Chipre, desde meados de 1970 até junho de 2008.O nome dela se deve ao fato de,em suas transmissões, usar o compasso da canção popular inglesa "The Lincolnshire Poacher" como um sinal de intervalo.

Acredita-se que a The Lincolnshire Poacher era operada pelo MI6(Serviço Secreto britânico), e que seu sinal era emitido da ilha de Chipre. Por meio de triangulação de sinal,a base da RAF (Força Aérea Real)em Akrotiri,no Chipre, foi apontada como sendo a sede da estação,onde haviam várias antenas HRS,identificadas como as que transmitiam os códigos.

Suas transmissões consistiam em uma voz feminina,sintetizada e com sotaque inglês, que lia grupos de cinco números. O último número de cada grupo sempre era lido com uma entonação mais forte.A principal suspeita é que a estação era usada para comunicar-se com espiões operando em outros países, com as mensagens a serem decifradas usando um one-time pad (cifra de uso único).

No início, uma voz masculina ditava as mensagens, diretamente do Centro de Comunicações do Governo de Sua Majestade,em Gawcott,na Inglaterra.
As transmissões sempre começavam com um trecho da canção The Lincolnshire Poacher, seguida de um pequeno grupo de cinco números que seria como o cabeçalho da mensagem. Depois,seis tons sonoros semelhantes a sinos eram acionados, para que então, os 200 grupos de mensagens fossem lidos.

As transmissões da The Lincolnshire Poacher duravam,em média, 45 minutos, e ocorriam sempre em três frequências diferentes, pois eram comuns as tentativas de jamming na estação. O jamming nada mais é do que a provocação (proposital)de interferência no sinal de uma estação por meio de máquinas que provocam forte ruído. Há rumores de que o Irã seria o principal responsável por provocar tal interferência.
A última transmissão da The Lincolnshire Poacher foi registrada em 2 de julho de 2008(e,provavelmente, em 3 de julho).Outra estação, a E03a(considerada irmã da Lincolnshire) encerrou suas transmissões um ano depois,em 2009.

Algumas curiosidades sobre a The Lincolnshire Poacher

Alguns áudios da Lincolnshire Poacher já foram exibidos na BBC Radio 1,quando amostras de gravações da estação foram levadas ao ar.

No projeto original,as transmissões da The Lincolnshire Poacher deveriam partir do Egito,porém houve uma mudança e a base de transmissão da estação foi instalada na ilha de Chipre.

A The Lincolnshire Poacher transmitia 12 vezes por dia,em 18 mensagens a cada mês. Existiam dois conjuntos de mensagens a cada mês: o primeiro para as duas primeiras semanas do mês e o segundo para o restante dos dias.

Essa é a Lincolnshire Poacher. Uma estação que hoje não está mais no ar,mas que ainda desperta curiosidade em muitas pessoas ao redor do mundo.Ela faz parte dos mistérios do rádio.

Link para o vídeo do nosso canal sobre a The Lincolnshire Poacher, com uma gravação da estação no ar:

Roteiro, pesquisa e edição: Ian José Silva

Fontes de pesquisa:
Wikipedia
priyom.org

73's a todos,
Ian José Silva
PS8023SWL
Fronteiras - Piauí - Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário